sábado, 4 de fevereiro de 2023

Ponha o Talkback do Google no lugar do da Samsung

 

No ano passado, uma série de descontentamentos com as posturas da Samsung, fizeram com que pipocasse lá na gringa vários tutoriais com a missão de devolver aos dispositivos da coreana , o TalkBack do Google. Não que o leitor fosse ruim, o problema era a sensação de atraso de um em relação ao outro.

Se vocês se lembram bem, a ideia que foi ventilada na época era a de que Samsung e Google desenvolveriam juntas o leitor de telas para a primeira fabricante, seria um contrato ou convenio entre as empresas com foco em acessibilidade, tanto que a Samsung matou seu próprio leitor de telas, que diga-se de passagem, era muito promissor.

O assistente de voz possuía recursos comuns a todos os leitores de tela, mas tinha também seus próprios diferenciais, como o sensor de luminosidade que funcionava de um jeito bem original.

Em seus últimos dias, este leitor já possuía alguns recursos que só foram aparecer mais tarde em outros softwares, bons exemplos são a possibilidade de personalizar o contorno do foco, os botoes padrão do Android sendo ativados com um único toque, digitação aprimorada dentre outros.

Caso você não tenha tomado contato com esse leitor, aqui no TTS eu fiz um conteúdo em vídeo, demonstrando os últimos momentos dele, o conteúdo já tem mais de dois anos, , tive alguns problemas com o volume do áudio na edição, mas acho que da para pelo menos sacar como o programa era,  confira a seguir:





O finado leitor da coreana, poderia ser hoje uma opção muito relevante, principalmente se somado a outros recursos da própria fabricante, como a Bixby Vision, o teclado falado e outras opções dentro da One UI, porém, não foi isso que aconteceu.

Hoje temos uma divisão dentro do universo do TalkBack, onde já virou até habito falar talkback do Google e Talkback da Samsung. Olhando para esse cenário, realmente não se percebe muita diferença entre um e outro, a não ser os atrasos nas atualizações no leitor da Samsung, uma pratica que gera em muitos usuários a sensação de estar em desvantagem. Ainda que o desempenho do Talkback coreano seja bom, essa sensação de estar em desvantagem ou fora de um ciclo geral de atualização, aumenta muito a insatisfação em uma galera, dando origem a essas manobras um tanto quanto arriscadas.

A seguir, atendendo a pedidos, tento condensar essas manobras em um pequeno tutorial para ajudar aos descontentes a testarem, com o mínimo de segurança possível, essas possibilidades. Quero lembrar que você precisa ter um bom conhecimento para poder lidar com as eventuais pedras no caminho, pois creia, elas vão surgir. 

Esses arquivos não são meus, mas os baixei para este conteúdo, eles são o resultado do que foi pego por colegas nossos nos grupos internacionais, e transpostos para o nosso PTBR e a eles segue o meu agradecimento.

Particularmente prefiro aguardar a atualização oficial, ainda mais que segundo os relatos de quem já fez, existem muitos problemas ligados as vozes, contudo, intendo o desejo de quem gosta de arriscar.

E viva a liberdade, principalmente se ela vier acompanhada de consciência.  


Descrição da imagem, banner com o link para a amazon, por ele qualquer compra feita na loja ajuda o TTS, fim da descrição



Tutorial.


Importante:

 

Para se precaver de uma eventual falta de suporte de voz, procure realizar essas ações de instalação e desinstalação utilizando algum outro leitor de telas de sua preferência.

 

Vamos a nossa receita de bolo então:


Você vai precisar de seu celular, um PC e alguns arquivos que seguem nos links posteriores.


No seu smartfone:


Passo 1:


Esse passo é muito importante, seu smartphone precisa estar com as opções de desenvolvedor ativadas, uma ação ao qual já fiz conteúdo também lá no canal, basicamente você precisa ir até sobre e clicar sete vezes no número de compilação para ativar essas opções e dentro delas ativar a depuração USB.

Confira a seguir o vídeo sobre o desbloqueio dessas funções em meu S 20 FE para ficar ainda mais por dentro desse tipo de ação.





Passo 2:


Agora entre na playstore e baixe o pacote de acessibilidade do Google, cujo link está aqui.

 

Agora no PC:


Passo 1:


Vamos baixar os arquivos necessários na pasta que você encontra clicando aqui.


Passo  2:


Extraia os arquivos para um local de sua escolha em seu computador. 

 

Descrição da imagem, gerenciador de arquivos do meu windows 10, com tema escuro, onde aparece o menu de aplicaçoes, em cima da pasta, com a opção de descompactar selecionada, fim da descrição

Passo 3: 

 

Conecte seu aparelho em seu computador via cabo USB e observe as mensagens de confirmação, marque a opção para sempre permitir e de ok.


Passo 4:


Navegue até a pasta descompactada, encontre o arquivo1-Enable-Google-Talkback.

 

Descrição da imagem, a pasta de arquivos é ezibida e nela está selecionado o arquivo, fim da descrição


Passo 5:


Agora execute o arquivo 2-Remove-Samsung-Talkback.

 

Descrição da imagen, pasta sendo exibida onde o segundo arquivo está selecionado, fim da descrição



Confirmando as ações:


Para se certificar de que o processo deu certo, va até as configurações do talkback e lá na última opção, clique em abrir o talkback na playstore. Se ele a brio na loja do Google então deu tudo certo. A partir daí, vá até as opções avançadas de acessibilidade e atribua o atalho de sua escolha ao talkback e pronto.


Formas de reverter a ação:


Pode ser que o resultado do procedimento não te agrade e você queira voltar ao padrão da Samsung, e para tal você pode fazer assim:


1 instale novamente o talkback da Samsung e em seguida desinstale o pacote de acessibilidade do Google. 

2 Entre no menu do TalkBeck e va até a opção que abre ele na loja, se ele abrir na Galaxy Store,  então deu tudo certo, depois você pode baixar novamente o pacote de acessibilidade do Google se quiser. 

Caso você faça esses procedimentos, nos conte nos comentários como foi sua experiencia, de minha parte, vou ficar esperando feito noivo no altar pela atualização, uma hora ela vem.

Eu acho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seeing AI e Be my eyes agora são inclusivos

Seeing AI, Be my eyes e o mito do sistema mais acessível    Sabe quando você pega um celular de entrada e consegue extrair do assistente de...